História

História Pitú

Pitú completa 80 anos

A Engarrafamento Pitú, uma das maiores indústrias de cachaça do Brasil, chegou aos 80 anos. Neste ano de 2018, a mais querida dos nortistas e nordestinos completa oito décadas de histórias de sucesso e com muitos motivos para celebrar. Com tradição familiar, a empresa se consolidou como uma das maiores indústrias de bebidas do Brasil, e engarrafa e comercializa, em média, 98 milhões de litros por ano.

Em comemoração ao marco de 80 anos, a Pitú lançou uma edição especial de sua tradicional lata de 350 ml da “branquinha”, com layout especial de aniversário, que traz referências de produtos e materiais gráficos da época da criação da cachaça, dando uma estética “retrô” à embalagem. O acabamento fosco e a aplicação de um pantone dourado mostram o quanto uma marca com oito décadas de vida consegue se manter com um espírito jovem.

Genuinamente pernambucana, a fábrica da Pitú está localizada no município de Vitória de Santo Antão (PE), na Avenida Áurea Ferrer de Moraes S/N, onde é possível também conhecer um pouco da trajetória da empresa por meio do acervo do seu Centro de Visitação, que reúne histórias e relíquias da marca pernambucana.

A empresa está em sua terceira geração de gestores e atua mantendo os ‘pilares’ da família nas relações diárias. No Brasil, a Pitú é líder nas regiões Norte e Nordeste, e segundo lugar no mercado nacional. Já no exterior, lidera em absoluto, sendo a maior exportadora de cachaça brasileira. A empresa ainda está entre as 20 marcas de bebidas destiladas mais produzidas no mundo. E na Europa, ela domina o mercado, sendo a Alemanha o país líder em consumo. Além do velho continente, a Pitú também está presente em outros territórios como Estados Unidos, Canadá, México, China, Japão, Índia, Emirados Árabes, Tailândia, Austrália, África do Sul, Angola, Uruguai, Paraguai e Argentina.

A brasileiríssima cachaça alçou também novos voos, sendo apreciada não apenas pelo seu valor, mas por sua qualidade. As destilarias têm investido em tecnologias de produção, que vão desde a escolha minuciosa da muda da cana de açúcar até a embalagem, resultando em um sabor e uma estética mais sofisticada.

Para ser considerada Premium, a cachaça precisa ser envelhecida em barril de madeira por pelo menos um ano. A Pitú tem dois produtos no seu portfólio que se encaixam nessa avaliação, a Pitú Gold Premium, envelhecida em barris de carvalho americano por dois anos, e a Extra Premium Vitoriosa, envelhecida por no mínimo cinco anos embarris de carvalho francês. Após esse período, a Vitoriosa é transferida para barris de carvalho americano, onde ocorre o aprimoramento da qualidade sensorial do produto através do refinamento e da harmonização de aromas e cor. Com uma sofisticação diferenciada entre a cachaça, a Vitoriosa é o produto conceito da marca pernambucana.

História

Fundada em 1938 por Joel Cândido Carneiro, Severino Ferrer de Moraes e José Ferrer de Moraes na cidade de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata Norte de Pernambuco, inicialmente a empresa trabalhava com a fabricação de vinagre, bebidas à base de maracujá e jenipapo, além de engarrafar aguardente de cana fornecida por engenhos locais.

Naquela época, mal sabiam eles que a cachaça seria o sucesso da marca, e uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros. Com ritmo de crescimento acelerado, em 1945 a empresa comprou o engenho Arandú do Coito, depois denominado de Engenho Pitú, passou a produzir sua própria aguardente de cana em destilaria, e industrializou seu engarrafamento com a aquisição de máquinas importadas. Foi nesta época que a empresa recebeu o nome de Indústria de Aguardente Pitú, uma referência ao nome do Engenho e aos “pitús”, crustáceos de água doce muito apreciados, que existiam em abundância nos mananciais que banhavam o engenho.

O primeiro rótulo da marca, “Pitú – Melhor que Todas” foi criado por um amigo dos fundadores, o artista plástico pernambucano e apreciador de cachaça Henrique de Holanda Cavalcanti. Entre as décadas de 1950 e 1970, a Pitú se consolidou como marca, quando a empresa expandiu sua produção no negócio de bebidas, levando a empresa a ganhar o mercado nacional. E no início 1970, ela iniciou sua divulgação e comercialização no exterior, começando pela Alemanha como parceiro com visão de negócio estratégico que levou a Pitú para toda Europa.

Com a expansão da marca, a Pitú viu a necessidade de adquirir novos equipamentos, ampliar a infraestrutura e, em 1974, inaugurou suas novas instalações às margens da BR-232, em Vitória de Santo Antão, endereço atual. Sempre Inovadora, no final de 1980, a Pitú foi a primeira empresa a lançar aguardente envasada em recipiente metálico, a Pitú em latinha. Na década de 1990 a Pitú encerrou sua atividade de destilaria e focou no negócio Comercialização da Cachaça. Para garantir a qualidade do produto, criou um programa de acompanhamento da qualidade, favorecendo o aprimoramento tecnológico e a profissionalização de pessoas nas unidades fornecedoras.

Seguindo a linha de desenvolvimento e pioneirismo, a marca lançou a garrafa de vidro de 1 litro, diversificando ainda mais as embalagens do mercado. Em 1998, lançou novas bebidas no mercado: a Pitú Gold – cachaça envelhecida em barris de carvalho; a Pitú Cola - bebida à base de aguardente de cana e extrato a base de cola, gaseificada e com teor alcoólico de 5% vol.; o Vinho Do Frei - vinho tinto de mesa e suave, com teor alcoólico em 10,5% vol.; e oVinho tinto composto com catuaba - Catuaba Gavião - bebida à base de vinho tinto e extratos vegetais de catuaba, com teor alcoólico em 17% vol. Já em 2005 lançou a Pitú Limão - uma bebida composta de aguardente de cana, açúcar, água, aroma natural de limão com teor alcoólico de 20% vol e em 2007, a Vodka Bolvana. Para ampliar a visibilidade, neste mesmo ano a Pitú fechou parceria com lojas Dufry localizadas em aeroportos nacionais. Comemorando os 75 anos, a Pitú lançou sua bebida mais premium, a Vitoriosa.

Compartilhe
Close

Conheça mais nossos Produtos

  • Pitú

    Pitú

    Líder absoluta em vendas e na preferência do consumidor, Pitú é uma aguardente de cana pura, transparente, de sabor marcante e teor alcóolico de 40% vol., que já conquistou o paladar de gerações. Acondicionada em garrafas retornáveis de 600 ml (caixas com 12 e grades com 24 unidades), garrafas de 965 ml (caixas com 6 e grade com 12 unidades) e latas de alumínio com 350 ml, 473 ml, 710 ml (pacotes com 12 unidades).

    Compartilhe
  • Pitú Limão

    Pitú Limão

    Da combinação entre aguardente de cana, açúcar e limão, nasceu Pitú Limão, uma bebida de gosto familiar aos brasileiros, apreciadores da famosa caipirinha. Com teor alcoólico de 30% vol., Pitú Limão traz o sabor do Brasil com muito mais praticidade. Envasada em lata de alumínio com 350 ml, comercializado em pacotes plásticos com 12 unidades.

    Compartilhe
  • Pitú Cola

    Pitú Cola

    Elaborada a partir da mistura de aguardente de cana com refrigerante à base de cola, Pitú Cola é uma bebida gaseificada refrescante, com teor alcoólico de 5% vol., ideal para ser consumida bem gelada. Acondicionamento em lata de alumínio de 350 ml em pacote com 12 unidades.

    Compartilhe
  • Do Frei

    Do Frei

    Bebida Mista - Do Frei é uma bebida alcoólica mista composta de vinho, suco de maçã e de morango, xarope de morango, com teor alcoólico de 11% vol. Envasada em vasilhame de vidro, em litro de 900ml, é comercializada em caixa de papelão (litro).

    Compartilhe
  • Pitú Gold

    Pitú Gold

    Pitú Gold, aguardente 100% envelhecida, em barris de carvalho americano, onde permanece até atingir seu sabor inconfundível e sua coloração dourada. Límpida, brilhante, deixa um sabor consistente de frutas no paladar. Com embalagem diferenciada e teor alcoólico de 39% vol., a aguardente Pitú Gold deve ser consumida pura, em temperatura ambiente ou gelada.

    Compartilhe
  • Bolvana

    Bolvana

    Bolvana é uma vodka suave e cristalina, porque é tridestilada, passando por várias filtrações em seu processo final. Com teor alcoólico de 38% vol., a vodka da Pitú pode ser consumida pura e bem gelada, com suco de frutas ou até nos mais elaborados drinks.

    Compartilhe
  • Pitú Vitoriosa

    Pitú Vitoriosa

    A Pitú Vitoriosa é envelhecida por 5 anos em barris de carvalho francês, adquirindo assim um sabor aveludado com notas de especiarias, coco queimado, baunilha, caramelo e amêndoas e uma coloração amadeirada. Em seguida, a bebida é transferida para barris de carvalho americano, onde ocorre o aprimoramento da qualidade sensorial através do refinamento e harmonização de cor e aromas, acrescentando toques de baunilha, coco, amêndoas, canela e ameixa. Esta edição limitada é mais do que uma homenagem ao 75º aniversário da Engarrafamento Pitú, é uma celebração à vida. Esta cachaça apresenta teor alcoólico de 39% vol. www.pituvitoriosa.com.br

    Compartilhe
  • Kit Caipirinha

    Kit Caipirinha

    O Kit Caipirinha possui todos os itens para o preparo de qualquer coquetel com a melhor cachaça do Brasil, a Pitú. Ideal para presentear amigos e familiares. Contém: 1 garrafa de Pitú + 1 lata de Pitú + 1 lata de Pitú Limão + 1 copo de caipirinha exclusivo Pitu + 1 amassador de frutas com logo Pitú.

    Compartilhe
Close

Crie seu drinque Drinques com Pitú

  • Pitú Ruby

    Pitú Ruby

    50ml de cachaça Pitú, 20ml de xarope de açúcar, 10ml de Grapefruit, 100ml de suco de cramberry

    Preparo

    Montado em copo old fashion e decorado com Grapefruit.

    Compartilhe
  • Pitú Passion Fruit

    Pitú Passion Fruit

    1/4 aguardente Pitú, 1/4 vermute Bianco, 1/4 licor de kiwi e 1/4 soda limonada

    Preparo

    Montado em copo high Ball e decorado com alecrim.

    Compartilhe
  • Piturinha Fresh

    Piturinha Fresh

    50ml de cachaça Pitú, 20ml de mel, 4 pedaços de limão Taithi, Folhas de Menta.

    Preparo

    Completado com água gaseficada. Batido e servido em copo high Ball decorado com folhas de menta.

    Compartilhe
  • Pitú Gold Apple

    Pitú Gold Apple

    60ml cachaça Pitú Gold, 50ml suco de maçã.

    Preparo

    Batido e servido em taça martini decorada com fatias de maçã pulverizada em canela.

    Compartilhe
  • Pitú Gold Martini

    Pitú Gold Martini

    50ml cachaça Pitú Gold, 1 romã in natura, pedaços de canela em pau, gotas de bitter de laranja.

    Preparo

    Batido e servido em taça Martini decorado com canela em pau.

    Compartilhe
  • Pitú Fusion

    Pitú Fusion

    50ml de cachaça Pitú, 30ml de Malibu, fatias de tangerina e gengibre, 30ml de xarope de açúcar

    Preparo

    Montado em copo old fashion com gelo picado.

    Compartilhe
  • Pitú Martini

    Pitú Martini

    60ml de cachaça Pitú, mix de frutas silvestre, Folhas de mangericão

    Preparo

    Batido e servido em taça Martini decorada com cereja com talo e folhas de mangericão

    Compartilhe
  • Pitú Spicy e Green

    Pitú Spicy e Green

    50ml de cachaça Pitú, 20ml de xarope de açúcar, 10ml de Cointreau, 5 uvas Tompson verde, 1 Folha de rúcula, 1 fatia de limão

    Preparo

    Batido e servido em taça Martini pulverizada com pimenta do reino.

    Compartilhe
  • Paradise

    Paradise

    50ml de Pitú, 50ml de Curaçao Blue, suco de meio limão, água tônica e gelo.

    Preparo

    Em um copo Long Drink com gelo, adicione o Curaçao Blue, a Pitú e o suco de limão. Complete com água tônica e sirva.

    Compartilhe
  • Maledito

    Maledito

    50ml de Pitú, 50ml de licor de menta, suco de meio limão, água tônica e gelo.

    Preparo

    Em um copo Long Drink com gelo, adicione o licor, a Pitú e o suco de limão. Complete com água tônica, decore com folhas de hortelã e sirva.

    Compartilhe
Ver Todos
  • Pitú Ruby

    Pitú Ruby

    50ml de cachaça Pitú, 20ml de xarope de açúcar, 10ml de Grapefruit, 100ml de suco de cramberry

    +
  • Pitú Passion Fruit

    Pitú Passion Fruit

    1/4 aguardente Pitú, 1/4 vermute Bianco, 1/4 licor de kiwi e 1/4 soda limonada

    +
  • Piturinha Fresh

    Piturinha Fresh

    50ml de cachaça Pitú, 20ml de mel, 4 pedaços de limão Taithi, Folhas de Menta.

    +
  • Pitú Gold Apple

    Pitú Gold Apple

    60ml cachaça Pitú Gold, 50ml suco de maçã.

    +
  • Pitú Gold Martini

    Pitú Gold Martini

    50ml cachaça Pitú Gold, 1 romã in natura, pedaços de canela em pau, gotas de bitter de laranja.

    +
  • Pitú Fusion

    Pitú Fusion

    50ml de cachaça Pitú, 30ml de Malibu, fatias de tangerina e gengibre, 30ml de xarope de açúcar

    +
  • Pitú Martini

    Pitú Martini

    60ml de cachaça Pitú, mix de frutas silvestre, Folhas de mangericão

    +
  • Pitú Spicy e Green

    Pitú Spicy e Green

    50ml de cachaça Pitú, 20ml de xarope de açúcar, 10ml de Cointreau, 5 uvas Tompson verde, 1 ...

    +
  • Paradise

    Paradise

    50ml de Pitú, 50ml de Curaçao Blue, suco de meio limão, água tônica e gelo.

    +
  • Maledito

    Maledito

    50ml de Pitú, 50ml de licor de menta, suco de meio limão, água tônica e gelo.

    +
Prev
  • 01
  • 02
Next